Curviametro

O Curviametro é um equipamento de alta performance para a medição de deflexões e raios de curvatura dos pavimentos de estradas, aeroportos e BRT’s – Bus Rapid transit.

O Curviâmetro é um equipamento de altíssimo rendimento para as medidas das deflexões máximas e bacias de deflexões dos pavimentos flexíveis, sejam eles rodoviários, aeroportuários ou urbanos.

A precisão da medição é essencial no nível do projeto, pois os dados precisam ser certeiros o suficiente para determinar em detalhes soluções de reabilitação necessárias.

No nível da rede, alguma precisão de medição poderia ser perdida em favor de um melhor desempenho e segurança rodoviária na coleta de dados, embora isso significaria que as estimativas resultantes seriam
apenas aproximadas. Além disso, esses dados não seriam válidos no nível do projeto, exigindo uma nova pesquisa com um dispositivo mais preciso para planejar o projeto real das ações necessárias.

Portanto, a melhor situação possível requer o balanceamento da precisão e velocidade de medição na coleta de dados, registrando dados no nível da rede com um desempenho adequado e precisão suficiente para projetar as ações necessárias no nível do projeto. Além disso, esta situação implica uma importante redução de custos, já que a medição é feita apenas uma vez e não é necessário retornar a nenhuma seção da estrada para fazer uma segunda medição ao definir as ações prospectivas em detalhes.