24/7/2023

Strata Engenharia adquire Leica Pegasus: Two Ultimate

Strata Engenharia adquire Leica Pegasus: Two Ultimate

Projetos de norte a sul do país e centenas de quilômetros percorridos todos os dias. A vida na estrada é uma marca registrada da Strata Engenharia que, com um fluxo ininterrupto de captura e tratamento de dados, gera produtos completos para clientes em todas as regiões do Brasil, de rodovias e ferrovias a projetos especiais.

A história da Strata Engenharia com a Leica Geosystems é de longa data. O Pegasus: Two Ultimate é o segundo sistema de mapeamento móvel adquirido pela empresa que, desde 2014, usa a primeira versão do equipamento para mapear estradas e redes ferroviárias no Brasil.

“Começamos a usar o sistema Pegasus de Mapeamento One para Mapeamento Móvel em 2014. O objetivo principal foi suprir a grande demanda de topografia que tínhamos. Com o passar do tempo, começamos a utilizar o sistema em outras áreas da empresa, para alimentar os projetos de BIM”, conta Fernando Pena, Coordenador de Geoprocessamento da Strata Engenharia.

Atuando na empresa desde 2011, o engenheiro relata que os dados coletados por meio do sistema Pegasus: Two Ultimate são essenciais para alimentar os projetos de Building Information Modelling (BIM) dos contratos da empresa. E não é pouca coisa, segundo dados da empresa, desde 2016 já foram mais de 312 mil quilômetros mapeados, uma média de 78 mil quilômetros por ano.

Alta velocidades sem interromper o fluxo viário

Com projetos em 14 estados brasileiros, a Strata Engenharia possui atualmente mais de mil funcionários para dar conta da crescente demanda por projetos. Em 2020, a empresa também vai atuar em projetos no Paraguai, Uruguai e Chile.

Dentre as muitas vantagens que o Leica Pegasus: Two Ultimate traz para os projetos da Strata Engenharia, uma das que mais chama a atenção é o mapeamento integral e sem a necessidade de fechar rodovias. “Hoje conseguimos realizar topografia com mais velocidade e produtividade, ou seja, muito menos tempo de edição dos dados em campo. Isso resulta em equipes menores e a operação não prevê interrupção de fluxo nas rodovias. Temos projetos sendo executados na Bahia, por exemplo, onde não temos que interromper o fluxo, nem mesmo para mapear as praças de pedágio”, conta o engenheiro.

O Leica Pegasus: Two Ultimate é usado diariamente pela empresa para mapeamentos móveis de norte a sul do país, em projetos completos que mapeiam desde as condições da pavimentação até a drenagem de rodovias. Segundo o engenheiro Fernando, os principais ativos mapeados com precisão e em alta velocidade são para Restauração de rodovias, Pavimentação, Drenagem e Drenagem superficial, tais como canaletas e verificação do degrau da pista.

“Um dos produtos que precisamos determinar para os projetos de pavimentação é o degrau entre a pista e o acostamento, que pode causar acidentes. Muitas vezes é feito o recapeamento da pista e não do acostamento, criando aquele degrau. Antes registrado somente de forma manual, agora conseguimos gerar dados a cada 5 centímetros com precisão, aumentando muito a assertividade”, conta o engenheiro da Strata.

União entre Laser Scanning 3D fixo e móvel

Em seus projetos, visando atender seus clientes de forma mais integral possível, a Strata Engenharia faz uso de diferentes tecnologias, como GeoRadar, Curviâmetro e perfilógrafos. Entre eles, está o Leica RTC360, o laser scanner fixo terrestre mais robusto e versátil em sua categoria. “Usamos o RTC360 para integrar os dados com outros tipos de demandas, tais como obras de arte: pontes e viadutos e projetos especiais. Em contratos com setor público, usamos o RTC360 para projetos de restauração, demolição, entre outros. Além disso, estamos usando muito o equipamento para mineração”, afirma Pena.

Em um exemplo de aplicação, o engenheiro conta que, após o escaneamento com o RTC360 em uma ponte que sofreu inundação, foi observado um enorme recalque, e a mesma teve que ser interditada por questões de segurança, graças às conclusões com base nos dados precisos gerados com o Laser Scanner terrestre.

Características do Perfilador Laser do Pegasus:Two

  • Velocidade de Rotação de 200 Hz
  • Resolução de 5 cm a 60 km/h
  • Cobertura de 360° na horizontal
  • Coleta de até 1 milhão de pontos por segundo
  • Alcance de até 120 metros

Múltiplas áreas de atuação

Aproveitando toda a versatilidade do Pegasus:Two Ultimate, a Strata Engenharia atende hoje múltiplos setores, tais como mineração, aeroportos, ferrovias, rodovias e vias urbanas. Além de atender essas demandas tradicionais da indústria, a empresa está inovando e entregando projetos para simuladores e indústria 4.0. “Atuamos com o Pegasus:Two junto à mineradoras, atualizando as bases de dados para o uso de caminhões autônomos e, mais recentemente, estamos digitalizando pistas brasileiras para simuladores de veículos junto à uma grande montadora nacional, ou seja, estamos adequando a realidade das pistas brasileiras para montadoras, que não precisam mais usar bases de dados de autódromos europeus, por exemplo”, conta o engenheiro da Strata.

Um dos usos mais complexos que a Strata Engenharia promove com o Pegasus:Two Ultimate é em linhas ferroviárias. “Usamos muito o equipamento em ferrovias. Escaneamos um túnel de três quilômetros que será recuperado, um dos maiores túneis da América Latina. A montagem foi feita em cima de um veículo ferroviário e com topografia convencional seria impossível levantar os dados”.

Fluxo dinâmico e geração de produtos

Para dar conta de atender tantos projetos simultâneos, a equipe da Strata Engenharia conta com o suporte técnico e a robustez do Leica Pegasus:Two Ultimate, além do fluxo de trabalho altamente automatizado e eficaz do equipamento. “Com o Pegasus:Two Ultimate, a qualidade e precisão dos dados melhorou muito. Além dos sistemas GPS e  Glonass, o equipamento rastreia também o sistema Galileo da Europa e o Chinês, garantindo a acurácia e qualidade dos dados em todos os levantamentos”.

Segundo o engenheiro da Strata, os produtos gerados com o Pegasus:Two Ultimate variam de acordo com a demanda de cada projeto. “Em projetos executivos, geramos o Modelo Digital do Terreno (MDT) e o cadastro. Geralmente os dados são entregues em plantas 2D, pois muitas vezes órgãos públicos não têm como manipular dados 3D. Mas em outros projetos, entregamos as nuvens de pontos classificadas e vetorizadas”, afirma.

Em um grande levantamento recente no estado da Bahia, a Strata Engenharia entregou tudo que o Pegasus:Two Ultimate pode gerar. De acordo com o engenheiro, foram entregues nuvems de pontos, fotografias, vetorização, cadastro de finalização, geometria básica, análise de elevação e análise geométrica das vias. Ao todo, o projeto dá conta do As-Built de 650 quilômetros de rodovias, feitos em apenas 10 dias de campo.

“O suporte e treinamento da da Leica Geosystems nos atendeu perfeitamente. Usamos todo o conjunto de softwares da marca, pois são muito dinâmicos. A Leica dispensa comentários. Sem o Pegasus, seria impossível trabalhar com a quantidade e qualidade dos projetos que temos hoje. Pulamos de 30 a 40 quilômetros de estradas levantadas para projeto de mais de 650 quilômetros. A Strata ganhou muito com o Pegasus:Two Ultimate, em tempo e qualidade”, finaliza o engenheiro da Strata.