O Levantamento Aerofotogramétrico a partir de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) consiste na obtenção de informações da atmosfera, solo e subsolo. Por meio de fotos e vídeo, são extraídas informações métricas das superfícies com o objetivo de elaboração de mapas topográficos.
Durante os Aerolevantamentos, as aeronaves registram várias fotos, varrendo todo o terreno e capturando dados dimensionais para aumentar a precisão da medição. Essas fotos possuem deformações, que podem ser causadas pela projeção da fotografia e até por irregularidades do terreno. Para reduzir essas deformações é realizada a Ortofoto de Alta Resolução.
Com esses levantamentos, é possível extrair informações valiosas para diversos usos. Esses dados permitem, por exemplo, definir limites de propriedades, área construída em cada terreno, planejamento de Plano Diretor, localização de postes, árvores e semáforos, entre outros.
Essa tecnologia tem potencializado os levantamentos topográficos em todas as suas etapas, otimizando custos operacionais, aumentando a qualidade das informações coletadas em campo e reduzindo significativamente o tempo de execução das atividades de campo.
APLICAÇÕES
A aplicabilidade do Aerolevantamento atende diversos setores do segmento da Engenharia, conforme exemplos abaixo:
· As-built de ferrovias, rodovias e aeroportos;
· Estudos para novas concessões;
· Gerenciamento de faixa de domínio;
· Planejamento e desenvolvimento em atividades de mineração;
· Análises de gabaritos em obras de artes especiais (viadutos, túneis, passagens inferiores e superiores);
· Estudos topográficos diversos;
· Estudos para identificação de pontos com acúmulo de água na pista;
· Cadastro e medição de desnível entre pistas e acostamentos;
· Identificação e cadastro de equipamentos para concessionárias de energia;
· Levantamento de fachadas para Cadastro Urbano;
· Projetos viários em plataforma BIM Building Information Mode;
· Simuladores Automotivos;
· Indústrias 4.0;
· Controle geométrico de obras
PROCESSAMENTO
O planejamento de voo é realizado no software eMotion desenvolvido pela mesma fabricante do VANT, nele os voos são elaborados utilizando blocos de missões como mapeamento aéreo, corredor etc. A partir daí destacar a região de interesse , definir as principais configurações e o software gera automaticamente o plano de voo do VANT.
O Software eMotion permite a configuração prévia do plano de voo bem como a alteração do mesmo em tempo real. Em poucos cliques é possível definir a altitude, resolução e sobreposição longitudinal e latitudinal da área a ser sobrevoada. Além disso, o eMotion permite realizar o monitoramento em tempo real do eBee X através de informações de voo, tais como: altitude, velocidade do vento, status de bateria, dentre outras